Estar entre os melhores, ser reconhecido e recompensado por dias e dias de trabalho, provavelmente você já pensou nisso. É natural querer ser o melhor ou um dos melhores em tudo o que se faz e as olimpíadas podem inspirar você a chegar no topo.
1. Defina onde você quer chegar e não descanse até conquistar seu objetivo
Planejar a carreira é o primeiro passo para o sucesso. Defina metas, tempo para alcança-las, meios por onde chegar ao seu objetivo. Para estar em uma olimpíada, o atleta treina muito, aprimora técnicas e movimentos para conquistar a medalha de ouro. O sucesso em uma empresa passa por estas etapas também: cursos, palestras, estudos, troca de informações e aprimoramento profissional. É uma etapa longa de um planejamento complexo, mas que quando cumprido à risca, aumenta as chances de você subir ao pódio e conquistar a sua medalha de ouro profissional.
2. Paciência e Perseverança
O caminho ao topo quase nunca é curto. Existem etapas que demoram pouco e outras que podem levar anos para serem concluídas. É aí que muitos desistem. Uma boa forma de não cair no erro de desistir é criar pequenos objetivos no caminho. Se desafie em projetos em tarefas, tente fazer coisas de maneiras diferentes e NÃO TENHA MEDO DE ERRAR. Testar os limites é fundamental para evoluir com mais rapidez. Você acaba encontrando novos métodos de trabalho, novas formas de fazer a mesma coisa e isso conta muito no seu aprimoramento.
3. Nunca desista
Por mais que um atleta treine, nem sempre ele será o melhor ou o vencedor. Uma hora ou outra o nível de concentração pode cair, eventos inesperados podem fazer você querer desistir, mas isso não pode ser uma opção. Quer um exemplo? Vanderlei Cordeiro de Lima! Você deve lembrar de quando ele liderava a corrida em Atenas até ser empurrado por um fanático irlandês, certo? Nem por isso ele desistiu do sonho de uma medalha olímpica, voltou para a prova e conquistou um bronze devidamente comemorado.
4. Faça o seu melhor o tempo todo
Independente se a tarefa que você precisa fazer é muito simples ou a mais complexa da sua função, faça sempre o melhor que você pode, seja sempre a sua melhor versão. Se a prática não te levar a perfeição, vai te deixar muito próximo dela. E assim será possível evoluir na sua função, e evoluindo, o seu objetivo fica mais perto de ser concluído.
A sua vida profissional pode ser muito bem comparada com o processo olímpico. Seja um profissional de alta performance, trace objetivos e treine diariamente para conquistar a sua medalha de ouro, independentemente do tamanho seu sonho.