O indiano Manoj Vasudevan foi eleito o melhor orador do mundo. A disputa ocorreu entre mais de 30 mil pessoas e foi organizada pela convenção Toastmaster International, que elege anualmente o melhor orador do mundo.
Manoj Vasudevan é empresário e consultor de gestão. Ele venceu o concurso com a apresentação Pull Less, Bend More (em português, “puxe menos, empurre mais”). Assista a palestra na íntegra:
Confira como foi estruturada a palestra de Manoj Vasudevan:
• O roteiro da apresentação segue a lógica problema-solução. Manoj Vasudevan usou seu casamento para mostrar que sempre buscou uma parceria perfeita e isso era um problema. A solução: ser mais flexível diante dos desentendimentos.
• O orador utilizou a mãe dele como elemento narrativo, em todos os conflitos ela intervia para ajudá-lo.
• Moral da história: Manoj Vasudevan utiliza o mito do cupido para explicar que para sustentar um relacionamento é preciso ter flexibilidade. Para ele, o que faz as pessoas se apaixonarem é a flecha, mas o que sustenta o amor é o arco, porque quanto mais você puxa a corda, mais o arco se estica e maior é o risco de que se quebre. Portanto, Pull Less, Band More.
Diante disso, observa que na primeira parte da palestra, o orador busca a mulher perfeita e depois de vários relacionamentos frustrados ele encontra a mulher que ele julga ser perfeita. Logo no início do relacionamento, ele descobre uma série de diferenças que o leva a acreditar que o casamento vai acabar. A história manteve o público preso e curioso para saber se o relacionamento iria mesmo acabar. Durante todo esse discurso, Manoj Vasudevan utilizou o humor, o que também ajudou a prender a atenção da plateia.
Na segunda parte, ele começa falando que conversou com um amigo que tinha acabado de se separar para receber conselhos. O amigo então o encoraja a separar, porém ele estava mais disposto a manter e a consertar o relacionamento. Então, ele procura a mãe que usa seus exemplos de vida para manter o casamento do filho. Nesse momento, ele mostra que o amigo e a mãe têm duas visões de mundo. O amigo impulsivo e imediatista e a mãe experiente e sábia.
Por fim, Vasudevan conta como está seu casamento hoje e como as lições que aprendeu com a mãe podem ser aplicadas em todas as relações. Para concluir ele pergunta: “você tem puxado demais a corda do arco?” Uma técnica para incentivar a plateia a refletir.
Durante toda a palestra, Vasudevan manteve uma ótima performance e a história é apenas um elemento para manter a audiência. Gestos, postura, boa comunicação verbal, naturalidade e pausas dramáticas auxiliaram para que sua palestra fosse um sucesso. Lembre-se: para ser um bom orador é preciso conhecer as técnicas e treinar muito!
Fonte: Adminstradores.Com